Avançar para o conteúdo
Início » O PROJETO

O PROJETO

O projeto REDE INCLUI+OSASCO- Governança Solidária Local é uma articulação de pessoas e organizações que trabalham na defesa dos direitos das pessoas com deficência a partir do protagonismo das próprias pessoas com deficiência.

Conectar pessoas e instituições para garantir esses direitos é o ponto de partida desta proposta cujos objetivos específicos são:

  • Tornar públicas as necessidades de pessoas com deficiência
  • Ampliar e melhorar o acesso aos serviços para pessoas com deficiência a partir das necessidades e demandas levantadas por elas mesmas
  • Identificar e implementar ações e projetos, em rede, que melhorem a gestão e os serviços ofertados pelas organizações que atendem a pessoas com deficiência
  • Construir um plano de ação, em rede, que efetivem a garantia dos direitos das pessoas com deficência

Como acontece o projeto

Articulando pessoas, organizações, departamentos da prefeitura, pessoas com deficiência e militantes da causa da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, garantindo a interação por meio de processos circulares de diálogo e metodologia de formação de redes sociais e construindo de forma colaborativa todas as ações, sem hierarquia e considerando a diversidade e a pluralidade de ideias

.

O Processo circular de diálogo e metodologia de formação de redes sociais

Para se formar redes é preciso de conexão, e para haver conexão é preciso fomentar o encontro, seja presencial ou virtual.

Para motivar as pessoas a expressar-se se utiliza uma técnica em que se garante o direito da palavra a todos, por meio de uma escuta ativa, ou seja, para além do ouvir palavras tentar compreender as emoções que podem estar por detrás delas.

As pessoas se apresentam e falam dos seus desafios e projetos e nesse momento deixam transparecer a sua visão de mundo.

Perguntas reflexivas e desafiadoras animam os participantes a realizarem propostas que à medida que se compartilham e se compreendem vão encontrando consensos e definindo o que é realmente muito importante fazer.

A definição do que precisa ser feito é transcrito para um plano de ação que se desdobra em projetos e à medida que se implementam se faz a avaliação da sua efetividade e se necessário promove-se a criação de novas propostas.

E dessa forma, garantindo a palavra e construindo de forma colaborativa acontece o desenvolvimento.

Um dos fatos que motivaram a construir esta proposta

Uma ação intitulada CARRETA EXPLOSÃO que simbolizou a importância de um movimento para o reconhecimento da existência da criança com deficiência. A ação aconteceu no dia 12 de outubro de 2022, e percorreu as principais ruas do comércio da cidade de Osasco.  O propósito foi demonstrar a ausência do conhecimento, o isolamento e a invisibilidade que essas crianças vivem junto com seus familiares pelo olhar excludente da maioria da sociedade. A carreta explosão veio fazer um chamado de inclusão. É necessário unir esforços para acabar com a segregação e a invisibilidade destas crianças que precisam de acolhimento, acessibilidade e políticas públicas para exercer sua cidadania.

Essa experiência levou o Instituto a uma reflexão que agora propõe fazer em rede:

Qual realidade precisamos modificar, aprimorar e desenvolver?

Vamos construir juntos esse trabalho

Skip to content