Avançar para o conteúdo
Início » AMME – ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA DE MÃES ESPECIAIS REALIZA DIÁLOGO SOBRE O TEMA TRANSPORTE

AMME – ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA DE MÃES ESPECIAIS REALIZA DIÁLOGO SOBRE O TEMA TRANSPORTE

O processo de diálogo foi realizado no dia 10/11/2023. O tema foi: Itinerário de transportes – Acessibilidade, na instituição AMME, que presta serviço a pessoas com deficiência.

Na abertura dos trabalhos, houve a apresentação individual: nome, idade e o que gosta de fazer. Na sequência, houve a apresentação do objeto da palavra, valores a serem priorizados no círculo, a necessidade de falar na 1ª pessoa e sem julgamento, a fim de criar um espaço seguro.

Foram citadas, pelos componentes do grupo, as seguintes menções:

● Empatia; respeito; sinceridade; segurança; acolhimento; confiança; união; fé;

comprometimento; segurança; liberdade de falar; paz.

Para a pergunta, Qual o valor que você gostaria de dar ao grupo? As respostas foram:

● Fé; amor. esperança; acolhimento; companheirismo; carinho; afeto; compreensão e perdão; responsabilidade; união; sabedoria; coletivo.

Outra pergunta foi: Ao despertar hoje, conte-nos em breves palavras, como foi para você chegar até aqui, houve alguma dificuldade? As respostas foram:

  • Moro na ilha das flores- utilizo a linha 037, e o trajeto de tempo gasto é em média de 1h30min a 2 horas de translado, com rotas desnecessárias;
  • Opto por o deslocamento de carro, em razão do transporte ser difícil, e às vezes inacessível.
  • A linha de ônibus 37, além de obrigar a utilizar 2 ônibus no percurso, tem um tempo de espera acima do razoável.
  • Quando opto pelo ônibus levo em média 1h:10min de um trecho que leva 10 minutos de carro.

O que pode ser melhorado no transporte? teve como respostas:

● A necessidade da informação e a educação dos usuários no uso do transporte coletivo, quanto ao assento preferencial para as pessoas com deficiência.

● A necessidade de mais ônibus na linha, bem como de cursos voltados para os profissionais que atendem às PcD.

● A melhoria na emissão da carteirinha para a PcD, com fim de diminuir a burocracia.

● A necessidade de sensibilidade e conhecimento ao atender a PcD.

● A melhoria na acessibilidade e informação.

Qual a característica gostaria de ver no próximo que atende a pessoas com deficiência?

  • Sensibilidade; solidariedade; amor ao próximo;
  • comprometimento; mais amor; compreensão; amor ao próximo; não preconceito;
  • Disponibilidade; respeito; empatia; visão; paciência; vivência.

Qual a pessoa com deficiência que modificou sua vida? Foi a última questão:

  • Familiares, amigos, como filho, mãe, sobrinho, que fazem parte do convívio familiar, profissional e social, que impactaram a vida dos presentes e trazem ensinamos diários e reflexões todos os dias.

Por fim, ao final cada um definiu em uma palavra sobre o que significou o

processo de diálogo, em suma: gratidão, alegria, esperança, amor, realizada, muito bom, gostei, amei, esperançosa, feliz, satisfeita.

Skip to content