O processo de diálogo foi realizado no dia 10/11/2023. O tema foi: Itinerário de transportes – Acessibilidade, na instituição AMME, que presta serviço a pessoas com deficiência.
Na abertura dos trabalhos, houve a apresentação individual: nome, idade e o que gosta de fazer. Na sequência, houve a apresentação do objeto da palavra, valores a serem priorizados no círculo, a necessidade de falar na 1ª pessoa e sem julgamento, a fim de criar um espaço seguro.
Foram citadas, pelos componentes do grupo, as seguintes menções:
● Empatia; respeito; sinceridade; segurança; acolhimento; confiança; união; fé;
comprometimento; segurança; liberdade de falar; paz.
Para a pergunta, Qual o valor que você gostaria de dar ao grupo? As respostas foram:
● Fé; amor. esperança; acolhimento; companheirismo; carinho; afeto; compreensão e perdão; responsabilidade; união; sabedoria; coletivo.
Outra pergunta foi: Ao despertar hoje, conte-nos em breves palavras, como foi para você chegar até aqui, houve alguma dificuldade? As respostas foram:
- Moro na ilha das flores- utilizo a linha 037, e o trajeto de tempo gasto é em média de 1h30min a 2 horas de translado, com rotas desnecessárias;
- Opto por o deslocamento de carro, em razão do transporte ser difícil, e às vezes inacessível.
- A linha de ônibus 37, além de obrigar a utilizar 2 ônibus no percurso, tem um tempo de espera acima do razoável.
- Quando opto pelo ônibus levo em média 1h:10min de um trecho que leva 10 minutos de carro.
O que pode ser melhorado no transporte? teve como respostas:
● A necessidade da informação e a educação dos usuários no uso do transporte coletivo, quanto ao assento preferencial para as pessoas com deficiência.
● A necessidade de mais ônibus na linha, bem como de cursos voltados para os profissionais que atendem às PcD.
● A melhoria na emissão da carteirinha para a PcD, com fim de diminuir a burocracia.
● A necessidade de sensibilidade e conhecimento ao atender a PcD.
● A melhoria na acessibilidade e informação.
Qual a característica gostaria de ver no próximo que atende a pessoas com deficiência?
- Sensibilidade; solidariedade; amor ao próximo;
- comprometimento; mais amor; compreensão; amor ao próximo; não preconceito;
- Disponibilidade; respeito; empatia; visão; paciência; vivência.
Qual a pessoa com deficiência que modificou sua vida? Foi a última questão:
- Familiares, amigos, como filho, mãe, sobrinho, que fazem parte do convívio familiar, profissional e social, que impactaram a vida dos presentes e trazem ensinamos diários e reflexões todos os dias.
Por fim, ao final cada um definiu em uma palavra sobre o que significou o
processo de diálogo, em suma: gratidão, alegria, esperança, amor, realizada, muito bom, gostei, amei, esperançosa, feliz, satisfeita.