Em 26/04/2024 aconteceu o encontro da Rede Inclui + Osasco na sede da Associação Pestalozzi com início às 9h30 e cujo tema foi:” Validação do Plano de Ação da Zona Sul”.
No início foi realizada uma rodada de apresentação individual de cada participante presente e depois foi feita uma explicação de como iria ser conduzido os trabalhos. Utilizou-se a metodologia do processo circular de diálogo em que um dos elementos é a utilização do “objeto da palavra” que garante a fala de quem se coloca. As pessoas também são orientadas a ter uma escuta, ouvir atentamente sem interrupções.
Na sequência foi apresentado o Plano de Ação da Zona Sul com seus projetos, objetivos e ações. Aqui registramos também as contribuições dos participantes deste encontro:
“INTERAGE ZS” – Objetivo do projeto:
- Incentivar encontros interativos entre pessoas e instituições para aprendizagem e busca de soluções para problemas vinculados à pessoa com deficiência, bem como para divulgação de serviços e dos direitos da pessoa com deficiência.
Ações validadas
- Articular a realização oficinas de teatro e cinema
- Elaborar projeto para cuidadores
- Oficina de dança, grafite – semana de arte
- Realizar peça de teatro com representantes de cada instituição – entrelaçar o processo com pessoas típicas e atípicas
- Articular para que seja realizada atividade cultural no Chico Mendes, como pintura de rosto e atividades ao ar livre
- Articular espaços que a Secretaria de Cultura fornece podem ser usados para essas ações – e não somente o espaço das instituições
- Criar uma peça de teatro com as organizações e pessoas com deficiências e levar a proposta para a Secretaria de Cultura: Facilitadores: “Cleiton, Fabiana, Talita e Guilherme Monteiro – para a peça de teatro”
Observação: Ainda não foi definido um facilitador responsável na comunidade da Zona Sul para conduzir este projeto.
“TRANSPORTE E MOBILIDADE” – Objetivo da ação:
- Manter articulação e interação com o Grupo de Transporte da Rede Inclui + Osasco que está trabalhando um Plano de Ação para a Mobilidade e o Transporte
Ações validadas
- Unitesco (presidente da Instituição) – talvez possa ser facilitadora do referido grupo;
- Uma outra proposta pode ser juntar vários facilitadores para lidar com o transporte, pois é um assunto bem complicado e falta muita informação;
- Outra proposta é que as instituições que prestam serviços às pessoas com deficiência poderiam também ter um facilitador para o tema transporte e mobilidade.
Observação: Ainda não foi definido um facilitador responsável na comunidade da Zona Sul para acompanhar o Grupo de Transporte.
“ARTICULA PLANO VIVER SEM LIMITE” – Objetivo do projeto
- Articular, junto à SEPCD a criação de um grupo para a revisão do Plano Viver Sem Limite.
Ações validadas
- Conversar com a secretária nova da SEPCD.
- Facilitadores responsáveis: Neire, Fabiana e Douglas
“+ UM CRAS” – Objetivo do projeto realizado
- O objetivo da proposta era criar um CRAS no jardim de Abril, mas em contato com a SAS esta informou que já definira a criação de um CRAS no Jardim de Abril e que aguardam apenas a conclusão da avaliação de documentação para o aluguel do imóvel que sediará o CRAS.
Ações validadas
- Rede e seus membros podem participar das reuniões do CRAS;
- Convidar conselheiros a participarem das reuniões da Rede – da SAS, da saúde etc. – conectando os conselheiros com as temáticas de cada reunião da Rede.
“QUALIFICA SERVIÇOS” – Objetivo do projeto
- Articular capacitação para todos os profissionais que atendem a pessoas com deficiência com foco na humanização no atendimento
Ações validadas
- Contatar a nova Secretária da SEPCD
- Facilitadores responsáveis: Mayra, Fabiana, Guilherme (psicólogo), Taisa e Douglas
“EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA” – Objetivo do projeto
- Promover encontros e workshops para gerar conhecimentos e humanização entre as famílias, escolas e comunidade
Ações validadas
- Tratar do tema de transporte
- Compreender as diversas deficiências e compartilhar informações de como realizar as atividades diárias com a pessoa com deficiência
(exemplos: como se vestir, como usar os talheres etc)
- Dialogar com as famílias e escolas para compreender quais são suas demandas e temas possíveis
- Realizar encontros híbridos (online com presencial)
- Facilitadores responsáveis: Neire, Mayra e Taisa. Observação: Convidar Cecília coordenadora da rede CRAS Osasco para fazer parte
Também realizamos dinâmicas no curso do encontro, com o intuito de criar interação entre os participantes.
Ao final, cada um expressou o que sentia com o encontro, demonstrando motivação para participarem dos próximos encontros da Rede Inclui + Osasco- Governança Local.
Participaram do encontro as Instituições: Unitesco, SEPCD, OAB, Instituto Sophia Vercelli, Associação Pestalozzi e comunidade com pessoas típicas e atípicas.