Avançar para o conteúdo
Início » ZONA NORTE APROFUNDA O DEBATE DAS AÇÕES DO SEU PLANO

ZONA NORTE APROFUNDA O DEBATE DAS AÇÕES DO SEU PLANO

Em 18 de abril de 2024 aconteceu o encontro da Rede inclui + Osasco Comunidade Zona Norte na Associação de Atendimento Multiprofissional e Ensino Especial Profissionalizante (AAMEEP). A pauta principal foi o Plano de Ação da Zona Norte – Projetos e Ações e Governança.

Foram apresentadas as propostas sugeridas pela comunidade em encontros anteriores e que foram compiladas pela equipe do projeto Rede Inclui + Osasco. Os projetos apresentados são:

INTERAGE ZN

  •  Incentivar encontros interativos entre pessoas e instituições para aprendizagem e busca de soluções para problemas vinculados à pessoa com deficiência

DIÁLOGOS COM O CONSELHO TUTELAR

  • Realizar aproximação junto ao Conselho Tutelar para tratar do atendimento e contexto familiar

TRANSPORTE E MOBILIDADE

  • Manter articulação e interação com o Grupo de Transporte da Rede Inclui + Osasco que está trabalhando um Plano de Ação para a Mobilidade e o Transporte

ACESSO A ESPECIALIDADES

  • Articular, junto à SEPCD a criação da Delegacia em Defesa da Pessoa Com Deficiência para que garanta apoios para as necessidades de acesso a serviços públicos especializados por parta das pessoas com deficiência

QUALIFICA SERVIÇOS

  •  Articular capacitação para todos os profissionais que atendem a pessoas com deficiência com foco na humanização no atendimento

EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA

  •  Promover encontros e workshops para gerar conhecimentos e humanização entre as famílias, escolas e comunidade

Para cada projeto discutiram-se as ações necessárias para a sua realização.

O método usado para trabalhar o plano foi o Processo Circulkar de Diálogo, que garante a palavra a todos.Foi mediado pelas facilitadoras Marcela Correa e Micaella dos Santos Farias, que conduziram a conversa explicaram aos participantes as propostas, e perguntado se concordam ou se desejam alterar ou acrescentar algo.

Foto: Yasmim, Micaella, Edilene, Carla, Douglas, Marcela e Ana Paula

As sugestões foram sintetizadas nas seguintes proposições:

Quanto à primeira proposta de ação, “Interage Zona Norte” Micaella trouxe a ideia de realizar oficinas de cinema e teatro. Para isso, o grupo sugeriu tentar articulação com a Secretaria da Cultura.

Em relação à segunda proposta, “Diálogos com o Conselho Tutelar”, foi trazido pelo grupo que a participação dos CRAS é de suma importância para a interlocução com o Conselho Tutelar, por isso, foi sugerido que representantes da Rede Inclui+ Osasco participem das reuniões intersetoriais dos CRAS.

A terceira proposta, de “Transporte e Mobilidade”, consiste em “manter a articulação e a interação com o Grupo de Transporte da Rede Inclui+ Osasco que está trabalhando um Plano de Ação para a Mobilidade e o Transporte”. Ademais, foi destacado pelo grupo a importância da articulação da Secretaria de Transporte e com a Secretaria de Obras, em razão de os bancos e coberturas dos pontos de ônibus terem sido retirados da cidade.

Também foi colocada a importância da articulação com algum Sindicato dos Transportes, para entrar no Poder Judiciário com uma Ação de Mandado de Injunção. A ideia seria tentar trazer de volta os cobradores de ônibus que foram retirados de seus postos de trabalho, realocando-os para auxiliar pessoas com deficiências dentro dos ônibus. Assim, foi indicada a ideia de mobilizar a sociedade civil para que haja movimentação em torno dessas sugestões.

Na terceira rodada, apresentamos a hipótese de definir um interlocutor para cada proposta. Embora houvesse o interesse dos participantes, foi pontuado que, antes desse movimento, é necessário um engajamento massivo das Secretarias e da comunidade civil como um todo nos encontros da Rede, diante da responsabilidade assumida pelo interlocutor.

No desfecho do encontro, cada um definiu como se sentiu com o encontro realizado, e todos demonstraram esperançosos acerca das propostas apresentadas.

Skip to content