Avançar para o conteúdo
Início » No dia internacional da mulher a Rede tratou de planos para conseguir direitos

No dia internacional da mulher a Rede tratou de planos para conseguir direitos

Em 08/03/24 aconteceu o encontro virtual da Rede Inclui + Osasco para tratar das ações propostas pela Zona Norte e Zona Sul.

Em rodada inicial os participantes manifestaram as impressões que tiveram dos encontros anteriores e da importância de fortalecer os vínculos entre as organizações. Foi falado do conjunto de eventos que tem acontecido na cidade e que isso dificulta a participação mais efetiva no projeto da Rede. Jorge da equipe desse projeto pontuou que as propostas da rede, que estão se transformando em um plano de ação, necessitam de força política para que possam avançar. Neste caso quando fala em força política refere-se aos participantes da rede formarem um grupo coeso, que compartilhem de uma visão de futuro, de um plano de ação e de ter visibilidade.

Foram relembradas as propostas iniciais feitas na primeira reunião da rede em 03/08/2023

  1. Dar voz às pessoas com deficiência
  2.  Levantar dados sobre o perfil socioeconômico e necessidades das pessoas com deficiência
  3.  Dar visibilidades à oferta de serviços públicos e privados para pessoas com deficiência
  4.  Garantir educação acessível a todos
  5.  Aprimorar a mobilidade
  6.  Apoiar os cuidadores de pessoas com deficiência
  7.  Buscar parcerias para apoiar ações e projetos da rede

80% dessas propostas estão em andamento e nessa nova estratégia de organizar-se por Zona Norte e Zona Sul acredita-se que haverá melhores resultados, afirmou Jorge.

Na sequência se apresentaram as propostas de ambas localidades e percebeu-se que algumas são comuns aos dois grupos, a saber:

  • Incentivar encontros interativos entre pessoas e instituições para aprendizagem e busca de soluções para problemas vinculados à pessoa com deficiência, bem como para divulgação de serviços e direitos às pessoas com deficiência na sociedade de maneira geral (escolas, hospitais, transporte, famílias, etc.)
  • Promover encontros e workshops para gerar conhecimentos e humanização entre as famílias, escolas e comunidade
  • Manter articulação e interação com o Grupo de Transporte da Rede Inclui + Osasco que está trabalhando um Plano de Ação para a Mobilidade e Transporte

Sobre essas propostas acima a equipe do projeto Rede vai divulgar datas para planejar e implementar um calendário com ambas localidades.

Outras propostas que tem vinculo direto com a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência foram:

  • Articular capacitação para todos os profissionais que atendem a pessoas com deficiência com foco na humanização no atendimento
  • Articular, junto à SEPCD a criação da Delegacia em Defesa da Pessoa Com Deficiência que atenda às pessoas com deficiência e articule apoios para as necessidades de acesso a serviços públicos especializados (ZN)
  • Articular a revisão do Plano Viver sem Limite (ZS)

Para tratar das propostas acima será realizada uma reunião no dia 21/06/24 às 14h na SEPCD com o Secretário Salomão.

Inicialmente tinha sido proposto que dois representantes de cada local participem, mas em acordo com o secretário Salomão ficou decidido de fazer uma reunião aberta a todos que puderem participar. Assim aqueles que estão envolvidos com as ações da Zona Norte e da Zona Sul sintam-se convidados e agendem-se para essa reunião.

Foi falado também sobre o Plano de Ação para a Mobilidade e o Transporte, a saber:

Propostas de ações educacionais

  • Realizar campanha educativa nos ônibus, inserindo cartazes que tratem da importância e necessidade de respeito ao uso do assento preferencial.
  • Sensibilizar motoristas e cobradores para a importância de um atendimento humanizado, acolhedor e colaborativo com pessoas.
  • Envolver motoristas e cobradores na busca de soluções para melhor convívio no transporte.
  • Capacitar os motoristas em comunicação básica em libras

Propostas para a melhoria da mobilidade em calçadas

  • Articular junto à Secretaria Executiva da Pessoa Com Deficiência um estudo da Comissão Permanente da Acessibilidade para identificar as principais rotas que precisam ou podem ser utilizadas pelas pessoas com deficiência e criar rotas acessíveis.

Ações para mudanças de Itinerário dos ônibus

Sente-se necessidade de tratar deste tema diretamente com as empresas de ônibus e a SETRAN – Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana.

Próximo passo

Para tratar de todas as ações desse plano serão convidadas algumas instituições e representantes da Zona Norte e da Zona Sul. A CMTO – Companhia Municipal de Transporte de Osasco já confirmou presença e aguarda data para o encontro que está sendo articulado pela equipe do projeto rede. Em breve divulgaremos data no grupo do whats app.

O encontro terminou com um breve relato de esperança de cada participante de que juntos será possível avançar para garantir direitos da pessoa com deficiência.

Skip to content