O primeiro encontro ocorreu em 15/11/23 na Residência Inclusiva São Matheus, onde os participantes desfrutaram de uma inspiradora oficina de Violão e Voz ministrada pelo talentoso músico multi-instrumentista, Calebe Teixeira.
Calebe, pessoa com deficiência visual, compartilhou sua experiência de vida e a maneira como a música se tornou uma companheira vital em seu cotidiano. A oficina, que se iniciou às 9h, foi mediada pelos facilitadores Marcela Correa e Humberto Reis Bispo, contando também com a participação da Psicóloga Iraídis Nascimento, profissional técnica da Residência Inclusiva, além de outras profissionais da Residência, e principalmente com a participação efetiva de alguns residentes.
Durante o encontro, Calebe não apenas compartilhou sua jornada de aprendizado musical, dos desafios e barreiras por ser pessoa com deficiência visual, mas também emocionou, mas também emocionou a todos com suas interpretações musicais, abrindo espaço para que os participantes pedissem músicas e falassem sobre seus artistas favoritos.
O poder transformador da música se revelou de maneira evidente, unindo os presentes em uma experiência de alegria e emoção. Os participantes expressaram suas alegrias de diversas formas, entregando-se aos ritmos tocados e criando um ambiente de conexão e inclusão.
A Residência Inclusiva, dedicada a oferecer Serviço de Acolhimento Institucional a pessoas com idades entre 18 e 60 anos que enfrentam algum tipo de deficiência, mostrou-se como um espaço acolhedor, onde uma equipe técnica comprometida proporciona suporte integral aos residentes.
Encerramos este primeiro encontro com a certeza de que a Rede Inclui + Osasco cumpre um papel vital na promoção da inclusão e na valorização das habilidades das pessoas com deficiência. Comprometemo-nos a continuar oferecendo atividades significativas e inspiradoras, visando construir uma comunidade mais inclusiva e consciente em Osasco. Agradecemos a todos os participantes, facilitadores e apoiadores por contribuírem para o sucesso deste evento inaugural, e aguardamos ansiosos pelos próximos encontros que fortalecerão ainda mais os laços de nossa comunidade inclusiva.